domingo, 8 de abril de 2012

V Acampamento de Primeiros Socorros

... e tudo estava calmo, em clima de confraternização, quando chegou a notícia aterradora. Um grave acidente havia ocorrido na área do parque, com um grande número de vítimas.


As equipes de busca chegavam a todo momento com informações sobre a localização dos acidentados. Grupos de socorro e resgate foram organizados e munidos das informações recebidas, partiram noite adentro com suas bússolas em uma missão que descobririam ser mais árdua do que imaginavam.



Localizadas as vítimas, os grupos de socorro e resgate tiveram que avaliar o estado de cada uma delas, identificar as lesões e traçar o plano de resgate. Muitos precisaram de imobilizações para evitar danos à coluna vertebral, talas para membros fraturados foram providenciadas, algumas vítimas estavam em estado de hipotermia e precisavam ser aquecidas,  as macas necessárias para o transporte tiveram que ser confeccionadas com bambus e camisas dos socorristas. A improvisação era necessária e urgente, o tempo passava rápido e a corrida pela vida poderia ser perdida.

Mas o maior desafio ainda estava por vir. O local onde as vítimas estavam era de difícil acesso e veículos de resgate não tinham como chegar até elas. Os socorristas teriam que levá-las a pé até a base de socorro, enfrentando muitos obstáculos e desafios, sendo que o maior deles seria a travessia do "Lago do fedor eterno".

Momentos dramáticos do resgate

A tensão durante o resgate das vítimas extrapolava o controle emocional dos socorristas, os nervos estavam à flor da pele, mas o espírito de equipe e o sentimento de preservação da vida prevaleceram e com muita garra e dedicação, todos foram salvos.


Assustador, não é mesmo?!

Mas felizmente, tudo não passou de uma simulação prática de primeiros socorros que escoteiros e sêniores aplicaram de forma impecável, após receberem instrução e treinamento.

O V Acampamento de Primeiros Socorros, ocorrido em Taubaté - SP entre os dias 31/03 e 01/04/2012, e promovido pelo GE  Taubaté, reuniu um público recorde este ano com algo em torno de 200 inscrições. Um crescimento de 400% em relação a 2011.

Lenços do GEs presentes

Grupos de diversas localidades, como o Vale do Paraíba, Litoral Norte, e até Santos, estiveram presentes a este evento que consolidou-se na nossa região.


Durante dois dias os jovens receberam instruções sobre resgate, ressucitação, animais peçonhentos, combate a princípio de incêndio, cortes e curativos, imobilização de fraturas, desastres naturais, atendimento de emergência e uma palestra especial do Corpo de Bombeiros de Taubaté com a presença das viaturas de combate a incêndio e resgate.


Especialmente, a Tropa Escoteira Mista Muriqui e a nossa Guia participaram com grande empenho, disposição, dedicação e alegria deste que foi daqueles acampamentos que ficam marcados em nossa lembrança como únicos. A todos eles damos os nossos parabéns pela conduta escoteira, observada durante todo o evento.

Aos organizadores dedicamos nossos agradecimentos pelo esforço para promover este evento e pela qualidade das instruções dadas aos jovens.

Parabéns dirigentes, chefes, staffs e seus familiares que fizeram o impossível para que este acampamento fosse um sucesso!

Escoteiros e Sêniores participantes


No ano que vem estaremos lá novamente, com certeza!

Se você quiser ver mais fotos deste acampamento, acesse os álbuns no nosso Facebook clicando no link abaixo. São dois álbuns: um específico da nossa Tropa e outro geral.


Divirtam-se!


Sempre Alerta!

0 comentários:

Postar um comentário